Anime

Com o sucesso dos jogos, um anime (animação japonesa) foi produzido e contava basicamente a mesma história das versões jogáveis. Um garoto de 10 anos inicia sua jornada para capturar todos os Pokémon e se tornar um mestre. Na versão animada os personagens principais, que são rivais, receberam os nomes de Satoshi e Shigeru, uma homenagem direta à Satoshi Tajiri e Shigeru Miyamoto. Sendo rebatizados de Ash e Gary na adaptação Norte-americana. No Brasil Ash foi dublado por Fábio Lucindo, seus companheiros de viagem, Brock e Misty, receberam as vozes de Alfredo Rollo e Márcia Regina.

Pikachu foi escolhido como primeiro Pokémon de Satoshi após uma pesquisa realizada entre os jogadores na escolha do monstrinho mais popular. Antes da pesquisa ser realizada, Clefairy seria o mascote no anime, mas a idéia foi descartada por se tratar de um Pokémon rosa e fofinho, os produtores acharam que não agradaria o público masculino.

Mesmo com todo o sucesso do anime, Pokémon quase se tornou um fracasso quando o episódio 38 (Porygon, o guerreiro virtual) foi ao ar em 1997. 729 telespectadores tiveram convulsões e náuseas após uma cena em que Pikachu usa um ataque elétrico. A notícia percorreu o mundo todo, inclusive no Brasil, onde foi noticiado pelo Jornal Nacional naquele mesmo ano. O episódio foi banido no Japão e proibido de ser exibido em outros países que importaram a animação. O Pokémon Porygon, mesmo não sendo o causador do efeito que causou os ataques, nunca mais apareceu no desenho, permanecendo apenas nos jogos.


Video - Matéria sobre o caso que foi ao ar no jornal Nacional em 1997.

Esse não foi o único caso envolvendo episódios proibidos, nos EUA 2 episódios foram banidos por não se adequarem a cultura local e nunca foram exibidos por lá e nem no Brasil.


Video "Porygon, o guerreiro virtual" - Episódio com áudio japonês e legenda em português, assista por sua conta e risco.

O sucesso do anime permitiu o lançamento de uma quarta versão do jogo para Gameboy, Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition, que conta a mesma história das versões anteriores com alguns elementos do anime. O personagem principal é Satoshi (Ash nos EUA) que ganha um pikachu como Pokémon inicial, já a Rocket Gang ou Team Rocket tem a participação de Musashi e Kojiro do anime (Jesse e James no ocidente). A versão Yellow vendeu 14,64 milhões de cartuchos, sendo o quinto jogo mais vendido do Game boy.