Pokémon - Ruby Version Pokémon - Sapphire Version Pokémon - Emerald Version

Fire Red e Leaf Green

Com a falta de conexão com as versões de Game Boy, a Nintendo resolveu lançar um remake de Pokémon Red e Green para o Game Boy Advance, rebatizadas de FireRed e LeafGreen com gráficos melhorados, mas contando com o mesmo enredo das versões originais e se adaptando ao padrão atual da época. FireRed e LeafGreen não trouxeram apenas os Pokémon das primeiras gerações para a então atual, mas também uma grande novidade para os treinadores realizarem suas trocas e batalhar com amigos, o Wireless Adapter permitia a conexão entre consoles sem a utilização de fios. O Wireless Adapter não era exclusivo dos jogos da franquia Pokémon, mas vinha incluso nos primeiros cartuchos de FireRed e LeafGreen.

Para fechar esse ciclo e seguindo a tradição de Yellow e Crystal, uma terceira versão melhorada de Ruby e Sapphire foi lançada e batizada de Pokémon Emerald, que também era compatível com o Wireless Adapter.

Adaptador Wireless para o Game Boy Advance.
Adaptador Wireless para o Game Boy Advance.

A terceira geração manteve o sucesso de vendas da franquia, sendo os jogos mais vendidos do Game Boy Advance. Ruby e Sapphire em primeiro lugar com 15,85 milhões, FireRed e LeafGreen com 10,49 milhões em segundo e Emerald na terceira posição com 6,41 milhões de unidades vendidas.