Curiosidades

Super Mario World – 10 coisas que farão você jogar de novo

Super Mario World foi lançado em 1990 e foi o jogo que marcou a era do Super Nintendo, mesmo ele vindo junto com o console ele vendeu que nem água.

Algum tempo atrás eu senti vontade de jogá-lo novamente. Todo o jogo passou como se fosse um filme na minha cabeça e me bateu aquela nostalgia e saudades do Super Nintendo.

Foi então que me deparei com a versão remaster do jogo para o portátil Game Boy Advance intitulada de Super Mario Advance 2: Super Mario World, lançada em 2003. Não demorou muito e percebi leves diferenças com a versão que joguei na infância.

Foram mudanças tanto no jogo quanto na jogabilidade, a Nintendo melhorou e corrigiu alguns bugs. Foi onde eu resolvi fazer uma lista com as 10 diferenças entre as versões:

10 – O jogo ganhou uma introdução

Animação de introdução mostrando Mario e seu irmão Luigi sobrevoando a ilha do Yoshi em Super Mario Advance 2: Super Mario World
Dinossaur Island é a Austrália no Reino dos Cogumelos!

Na versão original um diálogo introdutório na casa do Yoshi dizia que a Princesa Peach foi capturada por Bowser e que você teria que resgatá-la e ajudar a ilha Yoshi a voltar ao normal.

Mas, na versão de Super Mario World para o Game Boy Advance, eles resolveram colocar uma introdução. Eu duvido que você não irá sentir o gostinho de querer jogar de novo após a cena de abertura.

História

Em Super Mario World, enquanto os irmãos planejavam umas férias na Dinosaur Island, as coisas começam a dar errado para o Mario e para o Luigi quando descobrem que a princesa Peach foi raptada de novo pelo diabólico Bowser. Mario e Luigi iniciam uma nova aventura épica ao resgate de sua amiga. Para atingir o objetivo, terão de derrotar os malvados Koopalings do Bowser e resolver alguns dos quebra-cabeças mais difíceis que já encontraram.

Tela narrativa do inicio do jogo falando que Bowser capturou a princesa Peach de novo...
E lá vamos nós de novo…

09 – Novas músicas e efeitos sonoros diferentes

A trilha sonora de Super Mario World continua a mesma e com novos arranjos, não é uma mudança absurda. Mas, ficou muito boa! Além de algumas músicas novas.

Novos efeitos sonoros foram colocados – Mario e Luigi agora falam, gritam quando recebem dano, ficam surpresos quando acertam combos, soltam risadas quando conseguem itens extras e muito mais.

Os koopalings também receberam grunhidos quando são derrotados, e novos sons de pancada em inimigos foram adicionados.

08 – Um novo menu que exibe seu progresso no jogo

Menu do progresso do jogo quando aperta SELECT
Novo menu de progresso do jogo

Ao pressionar o botão Select você acessa um novo menu que mostra algumas coisas interessantes:

  • Tempo de jogo;
  • Pontuação total;
  • Número de fases passadas com Mario ou Luigi;
  • Nome e seleção das fases;
  • Se a fase possuí mais de um caminho;
  • Se as fases do local foram todas liberadas;
  • Se todas as Moedas Yoshi foram coletadas na fase.

07 – Melhorias na jogabilidade

Os comandos precisaram sofrer modificações. Afinal, os botões X e Y do controle no Super Nintendo não estão presentes no Game Boy Advance.

Agora as piruetas são realizadas ao pressionar o botão R, enquanto o botão L trabalha com a câmera. Segurando o botão L e o botão do direcional a câmera se move pela tela. Eles tiveram que fazer isso por causa da tela menor do Game Boy Advance e ser quase um formato WideScreen.

Alguns inimigos ficaram mais inteligentes e outros sofreram leves alterações. Se você é daqueles que decorou as fases e os lugares com inimigos no Super Nintendo, vá com cuidado que algumas coisas mudaram.

06 – Luigi é Luigi, Mario é Mario

Nada de dizer: “Joga com o Mario Verde”! A Nintendo fez questão de mostrar que Luigi é totalmente diferente do seu irmão Mario.

Luigi tem um pulo mais leve e longo. Suas pernas ficam parecendo estar andando de bicicleta no ar fazendo com que a gravidade diminua e você possa saltar mais precisadamente e cair naquela plataforma mais longe sem pensar duas vezes.

Luigi também demonstra ser um ótimo voador. Ao utilizar a peninha o voo é mais suave fazendo com que a jogabilidade melhore. Algumas fases ele irá te ajudar a escapar de situações que onde com o Mario você certamente corria um risco enorme de perder uma vida.

Mario é mais veloz que seu irmão.

Em blocos de interrogação que possuem várias moedas, basta Luigi socar o bloco e todas as moedas cairão de uma só vez.

Balões “P” fazem com que Luigi flutue mais fácil, com isso o controle fica mais preciso. Luigi dá um show na hora de passar a temível fase Tubular.

05 – Combo para ganhar vidas extras

Quem nunca abusou do velho truque de jogar o cascos das tartarugas matando inimigos em seguidas para ganhar vida? Agora na versão para Game Boy Advance, quanto mais inimigos você derrotar em seguida, mais vidas você ganha multiplicando. Ganhe 1UP, em seguida mais 2UPs, mais 3UPs e com isso você terá um total de 6UPs extras mais o tanto de inimigos que você conseguir derrotar! Eu mesmo consegui 16 vidas extras! 😉

Demonstração do combo onde pode se conseguir 16 vidas!
Conseguir 999 vidas nesse jogo é facinho!

O mesmo vale quando você adquire o item da estrela. Ao começar a contagem de vidas, além de ir multiplicando, dependendo do inimigo que você derrotar, o número de vidas ganhas dobram e no final você recebe palmas com o número total de vidas conquistadas! Algumas fases você será capaz de ganhar um combo com 11 vidas ou mais!

04 – Yoshi muda de comportamento quando está com o Mario ou Luigi

A jogabilidade dele permanece a mesma do Super Nintendo. Mas, dependendo do personagem que você está jogando o comportamento dele é diferente no Game Boy Advance – Quando você está jogando com Mario, Yoshi engole os inimigos e transformá-os em moedas. Já com o Luigi Yoshi não engole os inimigos, mas cospe eles.

Yoshi engolindo os inimigos com Mario
Yoshi engole os inimigos com Mario
Yoshi cuspindo os inimigos com Luigi
Yoshi cospe os inimigos com Luigi

03 – Recuperar o Yoshi agora está mais fácil

Quem nunca sacrificou o Yoshi na barra do final do estágio para conseguir mais pontos? Com isso, o Yoshi ficava um pouco mais a frente e Mario ignorava ele e você acabava perdendo ele para a próxima fase. Agora, Mario ou Luigi ao passar pela barra no final da fase, pula de volta no Yoshi e assim seu companheiro segue junto com você para a próxima fase!

Não perdendo o Yoshi no final da fase
Nada de perder o Yoshi no final da fase!

Outra coisa que acontecia com na versão para Super Nintendo: Quando você salta do Yoshi ele as vezes não fica no lugar que queremos, colocá-lo em certos lugares pode ajudar em alguns obstáculos. Agora, quando você chega ao lado do Yoshi você pode dar um empurrãozinho no dinossauro para colocá-lo em lugares estratégicos.


Imagem comparativa dos braços do Yoshi em SNES e GBA
Super Nintendo | Game Boy Advance
Os bracinhos do Yoshi eram laranjas no Super Nintendo.

Uma curiosidade:

No jogo original para o Super Nintendo, um erro de design fez com que deixassem o Yoshi com seus braços laranja.

Na versão para o Game Boy Advance este erro foi corrigido, ficando assim na cor verde.

02 – As Moedas Yoshi fazem diferença no jogo

Lembram das moedinhas amarelas com a carinha do Yoshi nas fases? Então, na versão original elas serviam somente para que você ganhasse uma vida.

Na nova versão elas estão presentes e não serão apenas para ganhar uma vida. Coletando as 5 moedas de cada fase, você além de ganhar uma vida mostra que está disposto a ter novos desafios. Estas moedas também estarão disponíveis nas casas fantasmas e castelos!

Coletando todas as cinco moedas de cada fase algo especial acontecerá no jogo. Isso aumenta muito o fator replay. Algumas moedas mudaram de lugar e outras são bem desafiantes! Para verificar as fases que você coletou as 5 moedas basta apertar o botão Select na tela do mapa. Depois de coletar todas as moedas Yoshi do jogo, você terá mais um novo desafio: Coletar em todas as fases 5 moedas da princesa Peach!

Moedas Yoshi e Moedas Peach
Moedas Yoshi e Peach que podem ser coletadas no jogo. Você tem paciência para coletar todas elas?

01 – Você pode até salvar a Princesa Peach, mas a jornada continua

Todo mundo que joga Super Mario World adora cortar caminho pelas fases escondidas e terminar o jogo em até 30 minutos. Assim que você terminar o jogo, pressionando o botão Select na tela de mapa você verá a princesa Peach calma e tranquila.

O maior desafio é completar o jogo com todas as moedas Yoshi coletadas!

O jogo continua para que você possa liberar todos os outros caminhos, coletar as Moedas Yoshi e até mesmo repassar os castelos que você já derrotou.

Você precisa jogá-lo novamente!

Certamente a Nintendo acertou em cheio essa remasterização de Super Mario World. A empresa japonesa tem como politica que quando lançam uma nova versão de um mesmo jogo, colocar elementos que não conseguiram na versão original.

Todos os jogos remasterizados da série Super Mario Advance para o Game Boy Advance receberam melhorias e fazem com que você queira jogar aquele Super Mario mesmo que você já jogou no mínimo umas cinquenta vezes.

Isso voltou a se repetir também com Super Mario 64 DS! Quem sabe rola uma matéria sobre ele aqui no site também?

Super Mario Advance 2: Super Mario World está disponível atualmente para o Nintendo Wii U através do Virtual Console na Nintendo eShop.

Trailer do jogo para o Wii U

Qual a sua reação sobre esta matéria?

Animado
0
Feliz
0
Amei
2
Hum...
0
Hahaha!
0
SiggyKun
Um retro-gamer louco e apaixonado por 8-Bits, pixel-art e um leão.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar

Veja mais emCuriosidades