DesenvolvimentoIndies

Livro Level UP de Scott Rogers é obrigatório para desenvolvedores ou amantes de jogos

O livro Level UP – um guia para o design de grandes jogos foi escrito por Scott Rogers em 2010 e sua primeira edição em português chegou ao Brasil pela editora Blucher em 2013. O livro possui 494 páginas e está sempre entre os cinco mais vendidos da Amazon na categoria Design, e em primeiro lugar na categoria Programação de Jogos de Computadores. 


Scott Rogers possui uma carreira de mais de 16 anos na indústria de games, com participação no design de diversos jogos, entre eles: Pac Man World, a série Maximo (que inclusive adoro!), God of War, Draw to life e Darksiders. Atualmente, Scott é game designer e autor na Debug Games. 

O autor aborda o tema no livro com uma linguagem simples e repleta de ilustrações, e até mesmo quem está entrando nesse mundo agora irá conseguir entender o livro de forma clara e objetiva. Scott é bem-humorado e traz sempre exemplos simples para explicar coisas complexas. Você irá soltar algumas gargalhadas durante a leitura. 

Amostra do livro Level UP: um guia para o design de grandes jogos falando da evolução dos jogos.
Amostra do livro Level UP: um guia para o design de grandes jogos
Imagem: Editora Blucher

Scott decidiu escrever um guia; um texto geral que qualquer designer pode pegar na estante ou abrir no seu PC ou e-reader quando quiser voltar aos fundamentos. Um tipo de Guia do Escoteiro ou Almanaque do Fazendeiro para criação de jogos. Scott até mesmo incluiu aquele tipo de ilustração simples e clara que você encontraria nesses textos antigos.[…] Esteja você começando como um novo designer ou seja um veterano que travou em um problema difícil, tire este guia da estante, volte aos fundamentos, e eu aposto que eles irão desencadear alguma inspiração que o levará além.

Danny Bilson Vice-presidente-executivo da Core Games, THQ (2010)

O livro Level UP também é para noobs

O livro conta com um capítulo só para os iniciantes e curiosos no mundo dos jogos, você logo irá se adaptar e entender como tudo ali será abordado. Ele também inicia com uma breve história dos videogames, e eu que achava que entendia e conhecia tudo sobre eles fiquei surpreso com as coisas abordadas sobre o assunto. 

Há uma vasta lista de gêneros de jogos que eu também fiquei espantado, e ela vai muito além de jogos de plataforma, RPGs, simuladores, corrida, FPS (First Person Shooter) e aventura, por exemplo. 

Scott apresenta as pessoas que fazem jogos e explica bem cada uma delas. São elas programadores, artistas, testadores e por aí vai. Eu não entrarei em detalhes para que você possa apreciar melhor durante sua leitura.

O livro conta com muitas referências e todas bem explicadas, mesmo com diversos termos em inglês. Aliás, o pessoal da editora Blucher mandou muito bem em não deixaram escapar quaisquer referências e anotações do autor na tradução, até mesmo as piadinhas que foram adaptadas para  o público brasileiro.

O livro Level UP aborda coisas que você não conseguiria sozinho

Tudo bem que, se você está acostumado com cursinhos do Youtube ou da Udemy, os instrutores já devem ter abordado uma lista de coisas que você precisa para o seu jogo, mas Scott, como trabalha com desenvolvimento de jogos físicos e em grandes produtoras, chega a abordar no livro como você deverá fazer a distribuição dos seus jogos sozinho. Ele explica toda a parte de divulgação, marketing e artes conceituais. 

Ele te faz querer colocar a mão na massa

O livro é dividido por capítulos, ou melhor, níveis, como em um jogo. Cada nível você aprende de uma forma fácil e dinâmica. Você começará aprendendo a organizar suas ideias, como escrever a história do seu jogo e criar os personagens de forma que cative e agrade ao público.

Ele ensina também como criar o design do jogo e toda a papelada que envolve os processos criativos, quais tipos de câmera você deverá usar no seu jogo e a melhor maneira de configurar os controles, design dos itens, barras de vida, ícones e ilustrações. Você também vai aprender como criar elementos de combates, inimigos, e juntar tudo isso em um caldeirão e pensar muito bem na mecânica das coisas.

E ah, ele não deixa de fora dicas de como criar jogos multiplayer  e aborda também sobre trilha sonora e elementos para que seu jogo ganhe mais vida! 

São mais de 450 ilustrações no livro, algumas bem engraçadas!
Imagem: Amazon.com.br

O Livro Level Up é indicado para qualquer nível

Muitos cursos e até faculdades de desenvolvimento de jogos utilizam o livro Level UP Um guia para o design de grandes jogos nas salas de aulas para que você tenha uma direção para começar a entender o processo de criação de um jogo. Ele é um livro obrigatório para se ter na estante e por mais que você já o tenha lido, sempre em algum momento do desenvolvimento do seu jogo você irá contar com ele para fazer alguma revisão e não deixar escapar nenhuma dessas dicas. 

Este livro é indicado para você que tem curiosidade sobre jogos e pensa em começar a estudar esta área. Eu recomendo também como um belo presente de aniversário para aquele seu amigo ou amiga que gosta de videogames. 

Onde encontrar o livro Level UP

O livro Level UP – Um guia para o design de grandes jogos está na faixa dos R$120,00. Apesar de parecer um livro salgado, o investimento vale a pena. O que eu gastei com cursinhos e outros livros e e-books do mesmo gênero, dava para ter comprado este livro e investido melhor em cursos que eu queria fazer depois que li este livro. 

Você poderá encontrar o livro tanto na edição física ou digital para o Kindle na Amazon através do link abaixo:

Qual a sua reação sobre esta matéria?

Animado
0
Feliz
0
Amei
0
Hum...
0
Hahaha!
0
SiggyKun
Um retro-gamer louco e apaixonado por 8-Bits, pixel-art e um leão.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar