Índice


C

O que é um Client (Programa)?

Client é um termo em inglês que significa “cliente”. O client é um programa para computadores ou aplicativos para dispositivos móveis que reúnem um determinado tipo de jogos, ou de uma determinada desenvolvedora.

Exemplos:
Steam: Jogos para computadores distribuídos geralmente por grandes desenvolvedoras do mercado;
Epic Games Launcher: Jogos para computadores da produtora e/ou distribuidoras com a Epic Games;
Itch: Jogos para computadores, focados em jogos rápidos e geralmente desenvolvidos em Game Jams e de forma independente;
Game Jolt: Jogos para computadores desenvolvidos de forma independente (Jogos Indies). Saiba mais sobre a Game Jolt em nosso site.
UPlay: Jogos para computadores da produtora e distribuidora Ubisoft.
Origin: Jogos para computadores da produtora e distribuidora EA Games.
Google Games: Aplicativo para dispositivos com sistema Android desenvolvido pela Google. Ele é uma biblioteca de jogos instalados em seu dispositivo, há também indicações de jogos para compra e download.


D

O que é um jogo Demake?

Demake são jogos da época atual que são refeitos com a intenção de parecer, ou ter as mesmas limitações de jogos retrô, isto é, com cara de 16, 8 ou menos bits. Os jogos geralmente são criados por desenvolvedores independentes em competições em sites como o Bootleg Demakes, o site informa que são “remakes não-oficiais de jogos feitos para parecer terem sido criados em hadware antigos”.

O que é um DLC (Download Content)?

DLC é uma sigla cada vez mais presente no mundo dos games. Ela tem um significado bem simples: downloadable content, ou seja, conteúdo “baixável”. Nada mais são do que arquivos extras, add-ons, que os usuários podem baixar (e na maioria das vezes, comprar) para seus jogos.


I

O que significa Indie?

Indie é uma abreviação do termo em inglês independent, que significa “independente”, em português, e remete ao produto ou estilo cultural que foge às grandes massas, produções, empresas ou distribuições.
O produto, cultura, jogo ou arte indie é desenvolvido a partir de um projeto independente, como o próprio nome sugestiona.
Esses conteúdos não são produzidos ou destinados para as grandes massas de consumo, mas sim apenas para pequenos e seletos grupos de apreciadores de determinado tema ou assunto, por exemplo.
Confira nossa categoria sobre jogos independentes em nosso site!

O que é um arquivo .IPS?

IPS é um tipo de arquivo (International Patching System – Arquivo de Patch Binário). O tipo de arquivo IPS está principalmente associado ao Game Patch File. (permite a execução de cópias ilegais de alguns jogos). É através dos arquivos IPS que conseguimos aplicar modificações, melhorias ou traduções em jogos.
Você precisa de um software adequado como o Lunar IPS para abrir ou aplicar um arquivo IPS em um jogo. Sem o software adequado, você não conseguirá abrir esses arquivos. Alguns emuladores conseguem ler arquivos IPS desde que estejam na mesma pasta e o mesmo nome do jogo original.


M

O que são MODs?

Modification (modificação) ou mod, no contexto de jogos eletrônicos, é um termo usado para denominar uma alteração em um jogo de forma a fazê-lo operar de forma diferente da original, desde pequenas alterações até a criação de jogos novos a partir do conteúdo original. Eles podem ser produzidos pelos próprios criadores do jogo original ou, mais frequentemente, por terceiros.
Um mod pode proporcionar conversões parciais, como alterações somente nos personagens, veículos, armas e quaisquer outros elementos do jogo original, ou conversões totais, tornando-se assim um novo jogo, de um gênero diferente ou não.
Fonte: Wikipédia


R

O que é um jogo Remaster?

Remaster em inglês significa “remasterização”. É quando um jogo é relançado levemente melhorado para suportar a alta definição. Normalmente são jogos de gerações passadas, onde nada nele é alterado, apenas sua resolução é adaptada para os televisores/monitores mais novos.
Algumas remasterizações trazem junto ao pacote do jogo todas as DLC’s, que originalmente eram vendidos separadamente, mas de forma gratuita. Algumas desenvolvedoras também trazem aos títulos remasterizados, pequenas melhorias gráficas, correções de BUGs e adição de novos itens e até personagens.
Fonte: TechTudo

O que é um jogo Remake?

A palavra que em inglês significa “refazer” é a característica determinante de um remake. Diferentemente do remaster, que pega o jogo original e o adapta para que seus gráficos fiquem melhores, no remake o jogo inteiro é refeito. Isso dá a chance para os produtores atualizarem não só os gráficos, mas também jogabilidade e até mudarem um pouco o game, uma re-imaginação.
Um exemplo de remake foi Resident Evil para o GameCube (Nintendo), lançado em 2002. Além de refazer o game original, foram adicionadas várias novidades como novos zumbis, um modo em que os inimigos são invisíveis e salas que trocaram de lugar para surpreender até os veteranos do jogo original.
Fonte: TechTudo

O que são ROMs?

Uma Imagem ROM (Read only memory, em português “Memória apenas para leitura”) é uma cópia em arquivo de um chip de memória ROM, muitas vezes um cartucho de Videogame, o firmware de um sistema embarcado ou de uma máquina de Arcade.
O termo Imagem ROM é utilizado também para outros tipos de memória de não voláteis tais como PROMs, EPROMs, EEPROMs, e Memórias Flash. Muitas vezes, é utilizado incorretamente para imagens de CDs ou DVDs ou mesmo de fita cassete. Os termos corretos para estes casos são Imagem de disco e Imagem de fita, respectivamente.
ROMs ou jogos para emuladores e consoles são softwares como quaisquer outros. Portanto, seu uso indevido está sujeito aos rigores da lei.
Fonte: Wikipédia

O que são Rom Hacks?

Rom hacks é a edição de ROMs, com o propósito de realizar traduções e corrigir defeitos de jogos, mas não se limitando a isso. Também há o propósito de praticamente criar novos jogos editando e criando fases. Como o mercado américo-latino de jogos é pequeno, pouquíssimos títulos são lançados nos idiomas espanhol ou português, sendo esse um dos principais motivos que leva romhackers (quem edita ROMs) a editar os jogos para seu idioma. Porém, a edição de ROMs é considerada violação de propriedade intelectual, salvo em ocasiões em que se possui o jogo original.
Confira nossa categoria sobre jogos Romhacks em nosso site!


S

O que são Sprites?

Sprites são objetos gráficos bi ou tridimensional que se movem na tela. Os sprites foram inventados originalmente como um método rápido de animação de várias imagens agrupadas numa tela, em jogos de computador bidimensionais, usando hardware especial. A medida que a performance dos computadores melhoraram, esta otimização tornou-se desnecessária e o termo evoluiu para referir-se especificamente às imagens bidimensionais que eram integradas numa determinada cena, isto é, figuras geradas por hardware ou software eram todas referenciadas como sprites. A medida que gráficos tridimensionais tornaram-se mais comuns, o termo passou a descrever uma técnica elementar de simulação de imagens em 2D ou 3D que prescinde do uso de renderizações complexas.
Saiba mais no site Spriters Resource (em inglês)

O que é um Speed Run?

Nos jogos eletrônicos, speedrun refere-se finalizar um determinado jogo no menor tempo possível. É uma prática que ficou famosa ao longo dos anos entre os jogadores porque requer bastante prática e memória para gravar todos os caminhos e lugares do jogo, servindo como fonte de entretenimento ou competição. Pode-se usar atalhos e erros de programação, mais conhecidos como glitches nesse meio, para chegar ao final do jogo mais rápido do que seria normalmente possível. Alguns jogadores utilizam emuladores para facilitar a tarefa, podendo deixar o jogo em câmara lenta ou voltar atrás caso tenha feito um erro, prática popularmente conhecida como tool-assisted speedrun.
Existem sites que promovem as quebras de sequência, hospedando vídeos e os tempos mínimos para finalizar cada jogo.
Saiba mais no site Speedrun Brasil


Não encontrou uma palavra ou termo técnico aqui e ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco!