Sobre o jogo

Se você é um retro gamer certamente conhece o jogo Castlevania: Symphony of the Night, lançado originalmente em 1997 para o Playstation One pela produtora KCE Tokyo (Konami Computer Entretainment). O jogo recebeu diversas adaptações para outras plataformas com o passar dos anos.

­Que este jogo foi uma obra importante no mundo dos jogos não é novidade. Ele introduziu um novo estilo de jogo plataforma com elementos de jogos RPGs que serviram de base para vários jogos da série.

Tela de título do jogo Castlevania: Dracula X para o Sega Saturn
A tela de título do jogo ficou bem melhor com o logo original.

As diferenças entre as versões

A versão americana lançada em 1997 para o Playstation, traz uma dublagem que não agrada alguns jogadores. Apesar dos esforços da Konami em trazer uma nova dublagem para o jogo na adaptação para o PSP em 2007 (como parte do Castlevania: The Dracula X Chronicles), as críticas ainda foram altas.

Em 1998 o jogo foi convertido pela KCE Nagoya para o Sega Saturn. Essa conversão foi lançada somente no Japão com conteúdos extras e inclui a possibilidade de jogar com os personagens Maria Renard e Richter Belmont desde o início do jogo, Alucard podendo usar alguns itens exclusivos e até um novo chefe foi adicionado no castelo. Foram adicionadas também duas novas áreas Cursed Prision e Underground Garden e as remixes de músicas de jogos anteriores.

Alucard na Cursed Prision na versão para o Sega Saturn
Cursed Prison é uma das áreas exclusivas para o Sega Saturn
Tela de seleção de personagens na versão japonesa lançada para o Sega Saturn
Tela de seleção de personagens na versão japonesa lançada para o Sega Saturn

A esperança que sempre morreu na praia

A esperança dos fãs do jogo era que, a Konami, lançasse uma versão do Castlevania Dracula X com a dublagem japonesa ( talvez como uma opção), e trazer os extras da versão para o Sega Saturn. Dizem que no lançamento para o Playstation, o cronograma estava apertado e não deu para terminar as áreas Cursed Prision e Underground Cave.

Os jogos quando chegam ao ocidente passam por censuras nos diálogos e nos elementos gráficos. Isso faz com que grupos de traduções e rom hacks precisem adaptar novas traduções, e com isso, trazer de volta os elementos censurados do jogo original. Mas isso será um assunto que abordaremos no nosso blog em breve.

Foi aí então que Rafael Silva iniciou uma tradução brasileira do jogo em junho de 2018, que visava fazer uma versão brasileira do jogo traduzida por cima da japonesa e adicionar todos os diálogos extras possíveis.

A tradução

No seu canal do Youtube, Mistura De Bits, Rafael trouxe duas transmissões do jogo com a tradução e tirou dúvidas sobre o projeto. Uma das coisas que mais o irritou foi a caixa de diálogo do jogo apresentar um fundo azul bem transparente, que fazia com que os diálogos fossem horríveis de entender até mesmo para os que estavam em japonês. Ele resolveu isso adicionando uma sombra na fonte do jogo.

Richter Belmont no salão do castelo do Dracula dizendo "Vá embora! Você não pertence a este mundo." antes da cena de batalha.
” Xô, flango!” – Richter Belmont

Em setembro de 2019 foi disponibilizada de forma gratuita o download do jogo com os textos, gráficos e diálogos 100% traduzidos. Faltou apenas 1% da tradução do menu do jogo, devido a compressão dos gráficos, impossíveis de serem editados até então, mas nada que atrapalhasse a jogatina.

Menu do jogo com algumas partes em japonês.
Alguns textos no menu não puderam ser traduzidos.
Menu do jogo com itens traduzidos e descrições.
Todos os itens e descrições foram traduzidos!

Rafael contou com a ajuda da sua esposa, Adriana, com as revisões ortográficas do projeto.

Vale a pena jogar de novo?

Sim, vale a pena pelo fator replay e por ser um jogo clássico, que traz uma nova tradução do jogo original para o Sega Saturn com todos os extras exclusivos. Possui todos os diálogos e gráficos que foram censurados da versão japonesa. Rafael e Adriana fizeram um excelente trabalho que vale a pena conferir.

Caso você tenha gostado dessa tradução e queira apoiar o trabalho realizado pelo Rafael, você pode fazer uma doação de qualquer valor para o projeto Streamlabs. O pagamento é através do PayPal e seu nome fica no mural de doadores.

Faça o download

Você poderá fazer o download do jogo Castlevania: Dracula X para o Sega Saturn através do botão abaixo:

Qual a sua reação sobre esta matéria?

Animado
0
Feliz
0
Amei
0
Hum...
0
Hahaha!
0
SiggyKun
Um retro-gamer louco e apaixonado por 8-Bits, pixel-art e um leão.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar